Leitura: A Era da Turbulência, Alan Greenspan


Amigos, a partir de hoje farei indicações de livros que adquiri e acho que valem a pena serem disseminados para um maior entendimento sobre finanças e mercados de capitais. O livro de hoje é A Era da Turbulência, que comprei com um bom desconto no Submarino.

Greenspan iniciou sua carreira, surpreendentemente, na música e como clarinetista tocou em diversas bandas nos EUA; nas horas vagas lia de tudo e passou a se interessar por livros de economia, o que o levou a se matricular numa "escola de comércio", precedente mais simples dos cursos formais de economia. Tendo conseguido um emprego de pesquisador de uma entidade privada da indústria americana, adquiriu enorme capacidade de análise da conjuntura, o que o levou a se associar a um pequeno escritório de consultoria em 1954, a Towsend-Greenspan & Co, que começou com duas pequenas salas em Nova York até criar grande reputação nacional. A partir desta capacidade, passou a assessorar os governos americanos, tendo ficado conhecido como "Maestro", possivelmente como referência ao início de sua carreira na música.

Um dos notáveis feitos de Greenspan foi assessorar o Presidente Gerald Ford, para sair da importante recessão de 1975. Uma das recomendações de Greenspan que surtiu grande efeito foi, pasmem, a desregulamentação da economia, que tem muita ligação com o Brasil de hoje.

Greenspan comenta que era difícil imaginar como a economia americana era engessada naquela época: "a aviação civil, o transporte rodoviário de cargas e de pessoas, oleodutos, telefonia, televisão, corretagem de ações, mercados financeiros, instituições de poupança e empresas de utilidade pública - todos estes setores eram monitorados, funcionando sob pesada regulamentação. Segue Greenspan: "minha descrição favorita desta situação é de Alfred Kahn, economista que foi guindado a chefe do Departamento de Aeronáutica Civil e ficou conhecido como o pai da desregulamentação do setor. Kahn descrevia sobre as atividades que seu departamento era obrigado a decidir: uma empresa de táxi aéreo pode adquirir um avião de 50 lugares? As operadoras de vôos fretados podem transportar cavalos da Flórida para o nordeste?
 

O Presidente Ford lançou a campanha de desregulamentação geral com um discurso em que propunha "quebrar as algemas que tolhem os homens de negócios e, tanto quanto possível, afastar o governo federal de seus negócios, suas vidas, de seus bolsos...". A desregulamentação abriu caminho para importante fase de prosperidade, com o nascimento de novos setores como de computação pessoal e de entregas expressas, o boom de fusões e aquisições e a reinvenção de empresas, que seriam as marcas registradas da era Reagan.

No Brasil do Presidente Lula, atado pelas amarras governamentais, as lições de Greenspan vêm em boa hora, já que a presença do governo, seja pelo excesso de regulamentação, lentidão de decisões e alta carga tributária não faz o crescimento decolar, colocando o país numa das últimas posições de crescimento, numa conjuntura internacional ainda favorável.

Greenspan lembra uma frase famosa de Reagan, em sua campanha eleitoral, que pode ser parafraseada e adaptada ao Brasil de hoje: "recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o seu. E recuperação é quando o Lula perde o dele". (Paulo Gurgel Valente)

Veja também