29/09: Ibovespa despencou. E agora, o que fazer?


Segundo Carlos Albert Sanderberg, "ao rejeitar o plano de resgate financeiro, os 228 deputados americanos estão cometendo um erro histórico que, se não for reparado a tempo, vai impor consequências dramáticas para as economias americana e mundial."

Após o anúncio da rejeição, a Bolsa de São Paulo chegou a registrar queda de mais de 13%, fechando em baixa de -9%, com destaque negativo para bluechips como CSNA3 (15.23%), VALE5 (12.18%) e PETR4 (8.07%). Nossas small caps também cairam, o dólar disparou, a economia está em frangalhos. Mas a pergunta que não quer calar é:

É hora de abandonar tudo e ir para a renda fixa?
Apenas uma pessoa pode responder essa pergunta: você mesmo. Você precisa do dinheiro urgentemente? Está sofrendo com esse mar de sangue no mercado financeiro? Está dormindo de noite? Se sentiria mais feliz sabendo que seu dinheiro está rendendo pouco, mas seguro? Ou você acha que agora é a hora certa de investir? Confia na recuperação dos papéis? Apenas você sabe o que é melhor para você. Nessas horas de desespero psicológico, não dê tanta atenção ao gerente do banco, ao seu amigo que "acha" que agora é A hora de investir ou de vender tudo. Ouça você mesmo, e siga sua estratégia.

Uma coisa é clara: recuperar essas perdas que tivemos nos últimos meses pode ser um processo longo e demorado, ainda mais com a indefinição por parte dos EUA quanto a crise. Mas nesse momento, creio que o mais importante seja pensar no seu bem-estar pessoal, afinal, bem como o dinheiro vai, ele volta. Ter uma boa dose de tranquilidade é fundamental. Pense nisso.

Veja também