Standard & Poor's atribui rating 'BB-' à emissão de Medium Term Notes, de US$100 milhões e prazo de dois anos, do Banco Pine S.A. (PINE4)


São Paulo, 2 de junho de 2008 (Standard & Poor’s) – A Standard & Poor’s Ratings Services atribuiu hoje seu rating de longo prazo em moeda estrangeira ‘BB-’ à futura emissão de Medium Term Notes do Banco Pine S/A. As notas serão não garantidas e não subordinadas, no montante de US$100 milhões e prazo de dois anos. Serão emitidas pelo principal escritório do banco no Brasil ou por subsidiária designada ou agência. Os ratings de crédito de contraparte de longo prazo do Pine é ‘BB-/Estável/B’ na escala global e ‘brA-/Estável/--’ na Escala Nacional Brasil.


Os ratings do Pine incorporam seu porte relativamente pequeno mediante um ambiente cada vez mais competitivo para os bancos que operam nos segmentos de pequenas e médias empresas e de empréstimos consignados. Os ratings também refletem o desafio do banco de manter uma base de funding diversificada e estável. Esses riscos são parcialmente contrabalançados pela estratégia bem definida do Pine, como um competidor de nicho; pelo seu gerenciamento adequado de risco de crédito que resulta em bons indicadores de qualidade dos ativos e de rentabilidade; e pela sua estrutura de custo apropriada.


As operações de crédito do Pine permanecem concentradas nos segmentos de middle market e de empréstimos consignados. Acreditamos que o banco possui conhecimento, agilidade e flexibilidade necessários para enfrentar a competição acirrada no mercado e conservar seus índices de qualidade dos ativos e de rentabilidade. O aumento da participação dos empréstimos ao middle market na carteira de crédito do banco nos últimos doze meses (66% da carteira total em março de 2008 contra 59% em março de 2007), quando comparado aos empréstimos consignados é resultante do fortalecimento da capacidade de originação do Pine em seu negócio principal. Além disso, acreditamos que esse crescimento é amparado pelo gerenciamento adequado do risco de crédito e das garantias. Nossa expectativa é que a expansão dos empréstimos com garantia concedidos às empresas de médio porte continue sendo mais rápida do que a dos empréstimos consignados, os quais deverão ter uma participação na carteira de crédito do banco de cerca de 30% nos próximos trimestres. Entendemos que essa divisão do portfólio oferece ao Pine um bom nível de diversificação e contribui para sustentar suas margens e rentabilidade. O índice de retorno sobre ativos (ROA) do banco, no patamar de 2,2%, é adequado para o seu perfil de negócios e equiparável ao de outros bancos de seu grupo de pares.

Fonte: S&P Brasil


Veja também