Conheça as vantagens de investir em fundos de ações de empresas small cap


SÃO PAULO - Após a obtenção do grau de investimento por duas grandes agências de classificação de risco, o Brasil se torna um país mais seguro para investidores, em âmbito mundial. Dentro do mercado financeiro, as ações de empresas small cap (que têm menor valor de mercado) são apontadas pela grande maioria dos analistas como as que devem se beneficiar mais desta nova classificação brasileira.


Como aproveitar as boas perspectivas para estes papéis? Uma interessante alternativa seria aplicar nos fundos de investimento destinados a este mercado. Segundo define a Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), os fundos de ações small cap são aqueles que investirem, no mínimo, 90% em ações de empresas que não estejam incluídas entre as 25 maiores participações do IBrX, ou seja, ações de empresas com relativamente baixa e média capitalização de mercado.


Os 10% remanescentes podem ser destinados aos ativos de maior liquidez ou capitalização de mercado, desde que não estejam incluídos entre as 10 maiores participações do IBrX. Estes fundos não admitem alavancagem (um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade de perda superior ao patrimônio do fundo).


Por que investir? Para Guilherme Rebouças, gestor do Banco Itaú, o crescimento econômico é o maior driver para os papéis de empresas cujo valor de mercado é pequeno. Como o Brasil tem demonstrado indicadores consistentes de expansão econômica, ainda que neste ano desacelerados na comparação com 2007, este seria um bom momento para pensar em apostar em fundos que concentram papéis deste tipo.


Os gestores procuram escolher companhias que têm perspectivas promissoras por si só. Os profissionais consultados pela InfoMoney foram unânimes em dizer que este tipo de investimento é mais adequado para quem deseja ter um ganho a longo prazo. As posições são mantidas por um bom tempo, salvo oscilações e mudanças de administração na empresa inesperadas.


"O risco é um pouco maior em relação a ações de maior liquidez, pois se vem uma crise, o fundo small cap sofre mais", esclarece Rebouças, "em compensação, no longo prazo, o retorno pode ser bem maior que o de large caps", completa. "Para começo de conversa, qualquer investidor de ações deveria ter um perfil de longo prazo", enfatiza Marília Dubois, gestora do Unibanco.


"Grande parte das ações de small caps não é acompanhada por analistas e, portanto, acabam tendo um valor menor do que deveria e um potencial de valorização grande", explica o gestor do Banco Itaú. "Se analisarmos os índices norte-americanos de ações desta qualidade, vamos ver que eles quase sempre performam, no longo prazo, acima dos índices principais", justifica ao ser questionado sobre a vantagem de se aplicar nestes fundos.

Fonte: UOL Economia


Veja também